ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Em Frederico, vale a pena visitar a Catedral Santo Antônio, a sétima maravilha arquitetônica religiosa do Brasil, e depois conhecer a Mina de Calcita, a Cachoeira da Faguense, o Santuário Schoenstatt e o Cristo Rei. Também imperdível é o artesanato dos povos Kaingang e Guarani, feito por mãos habilidosas em comunidades dos diversos territórios indígenas dos municípios vizinhos. A população Kaingang da região é estimada em aproximadamente 7.500 pessoas. Seus pratos típicos são a serraia, o delicioso bolo de cinzas e a incomparável paçoca de pinhão, que se harmonizam com a culinária regional de inspiração europeia e crioula.

Vale esticar e visitar o Salto do Yucumã (70 km, com a mais extensa queda d'água longitudinal do mundo, em meio a um belíssimo parque natural que abraça o Brasil e a Argentina), as cidades de Ametista (35 km), Iraí (35 km), Vicente Dutra (25 km) ou El Soberbio (100 km, turismo de compras na Argentina), entre outras atraentes localidades de colonização alemã, italiana e polonesa.

Salto do Yucumã
Amanhecer em Frederico Westphalen

Pela proximidade, destacam-se Iraí (cidade termal), Vicente Dutra (capital das cuias e cidade termal) e Ametista do Sul (maior produtor mundial de ametista, pedra preciosa de coloração inigualável). Em Ametista, o visitante vai se encantar com o Museu Ametista Parque e com as minas de garimpo, podendo hospedar-se no exótico Hotel das Pedras (55/37521099) ou na Pousada Piovesan (55/91015861), um belo e requintado recanto campestre numa fazenda, com pomar, açude, pesqueiro, campo de futebol e lareira.

Para quem puder aproveitar o final de semana e alongar a jornada, a Rota dos Sete Povos das Missões é imperdível, com seus sítios arqueológicos e monumentos da ocupação jesuítica. Não deixe de visitar Santo Ângelo (200 km), São Miguel (240 km), São Lourenço (250 km), São Nicolau (280 km), entre outros pontos de grande interesse histórico e cultural.

Para conhecer desde já os encantos dessa acolhedora região, vale fazer uma viagem virtual ao Ametista Parque Museu (www.ametistaparque.com.br).